Ali é Tória
12 set. 2025 | 21:30 - 13 set. 2025 | 21:30
Estreia da peça de Luísa Osório, que também é a encenadora e figurinista deste espetáculo do Coletivo Aleatória.
Ali é Tória é uma peça sobre uma viagem de duas personagens ao local onde terá tido origem uma anomalia aparentemente aleatória que baralhou e distribuiu alguns dos significados e sentidos do planeta terra. Desconhecendo se se trata de uma anomalia no sentido cósmico, aleatório, ou provocada pelo homem ou outro tipo de inteligência, João e Júlia partem numa viagem com o mesmo fim, mas com objetivos diferentes, levando-nos a conhecer esta nova versão do mundo, aparentemente chiclete. Vão também desvendando o que acreditam ser o passado da humanidade, gerando interpretações ridículas para pedaços da história atual (o que é uma guerra? O que são alterações climáticas? O que é o amor? Qual era o papel dos pais? Porque se comiam diversos alimentos? Quem fez a música?). Criados por tutores/ versão humanoide, estas personagens pertencentes à geração 0 refletem sobre o seu presente, conspiram sobre o seu passado, e projetam um futuro onde o mundo seria o que sem saberem é, nos dias de hoje. São levados a cena temas como: significados; inteligência artificial; alterações climáticas; física quântica; realidade percecionada e realidade imaginada; o aleatório; política;
Ali é Tória é uma nova possibilidade de fim/ou como começar outra vez, que surge do cansaço da apresentação constante dos conteúdos atuais, de caos, catástrofe, fim, morte e morte da esperança. No entanto, nem tudo é rosa, como aparenta.
Ficha técnica e artística
Escrita, encenação e figurinos: Luísa Osório; Interpretação: Nádia Matos e João Tarrafa; Participação especial/Voz off: Sara Pazos, Carolina Gomes e Simão Osório; Cenografia e adereços: Beatriz Prada; Desenho de som: Fábio Ferreira; Desenho de luz: Tiago Silva; Produção: Coletivo Aleatória; Coprodução: Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia / Auditório Municipal de Gaia.
M/12 anos