Solar Condes de Resende

Remonta ao longínquo ano de 1042 a primeira notícia conhecida sobre esta casa senhorial. Ao longo da sua história, passou por diversos proprietários, sofrendo várias alterações arquitetónicas. O seu nome deve-se à família da mulher do escritor Eça de Queirós, que aqui passava o verão.

Situado na freguesia de Canelas, fora do centro urbano de Gaia, este aprazível local alberga um importantíssimo centro de documentação histórica e é sede da Confraria Queirosiana. O Solar Condes de Resende promove durante todo o ano um conjunto de iniciativas que incluem ações de formação, concertos, exposições, etc.

Solar Condes de Resende
Serviço Educativo
Informações Gerais
Coleção Marciano Azuaga

Solar Condes de Resende

Atualmente, o Solar Condes de Resende alberga os serviços de Arqueologia, Antropologia e História de Gaia. As suas salas guardam verdadeiros tesouros, como a Coleção Marciano Azuaga, o acervo do escritor gaiense, radicado nos Países Baixos, Rentes de Carvalho, ou o núcleo arqueológico, bem como um importantíssimo centro de documentação histórica. É sede da Confraria Queirosiana, constituindo ponto de passagem obrigatório no roteiro dedicado à vida e obra do escritor Eça de Queirós, cuja estátua pode ser visitada, no Jardim de Camélias, pertencente à propriedade.

Solar Condes de Resende

Serviço Educativo

Visitas acompanhadas
As visitas acompanhadas são gratuitas, com a duração aproximada de 1 hora, e requerem marcação prévia, por mail, telefone ou presencialmente, com indicação de data, hora e número de participantes.

Palestra da última quinta-feira do mês
Palestras apresentadas por investigadores especializados nas áreas de História, Arqueologia, História de Arte e Património, sobre temas alusivos ao Património de Vila Nova de Gaia. Todas as últimas quintas-feiras de cada mês, de janeiro a dezembro, das 18h30 às 19h30. Assistência gratuita, presencial ou online.

Curso livre "40 anos depois: História Local e Regional"

Curso certificado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Gaia Nascente, a decorrer entre 14 de outubro de 2023 e 27 de abril de 2024, num total de 15 sessões - ver programa - das 15h00 às 17h00. Assistência presencial ou por videoconferência mediante inscrição prévia. Possibilidade de participação em sessão avulsa.

 

Para mais informações, contactar Amigos do Solar Condes de Resende - Confraria Queirosiana através dos tlfs. 227 625 622 / 968 193 238 / 960 413 442 ou e-mail [email protected].

Serviço Educativo

Informações gerais

Novo horário de funcionamento do Solar Condes de Resende, em vigor a partir do dia 21 de maio de 2024: terça-feira a domingo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Tv. dos Condes de Resende - Canelas
4410-264 Vila Nova de Gaia

Autocarro UTC Linha 014, paragem "Canelas - Auto Carvalho".

Tlf.: 227 625 622
Tlm.: 960 413 442
E-mail: [email protected]

Informações Gerais

Coleção Marciano Azuaga

A 24 de fevereiro de 1904, Marciano Azuaga, chefe de estação das Devesas e colecionador amador, doava à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a sua coleção particular. Esta coleção, que o próprio havia transformado em Museu, encontrava-se exposta num apartamento próximo das Devesas, por si custeado, disponibilizando-a, assim, gratuitamente, para fruição do público. Com quase 2.000 objetos, tratava-se do primeiro museu público da cidade, posteriormente denominado Museu Municipal Azuaga e reorganizado por António Augusto Rocha Peixoto.
O colecionador faleceria no ano seguinte à doação, tendo o seu carácter benemérito e ilustrado sido reconhecido em vida pela atribuição da Ordem de Cristo, da Ordem de Isabel a Católica e do Colar da Sociedade de Geografia de Lisboa. A sua memória está também fixada na toponímia de Vila Nova de Gaia, em rua próxima do Mosteiro da Serra do Pilar. A Coleção Marciano Azuaga encontra-se hoje, maioritariamente, em exposição e nas Reservas no Solar Condes de Resende.

Bibliografia

Coleção Marciano Azuaga

 

 

VEJA NO SOLAR CONDES DE RESENDE

 

 

 


  14 jun. 2024 | 21:30 - 14 jun. 2024 | 23:00

O Castelo de Gaia na Antiguidade Tardia

Conferências
  Solar Condes de Resende
Jornadas Europeias de Arqueologia

AGENDA CULTURAL