Diogo de Macedo
                                
    
Exposição de longa duração
Após uma cuidada atualização do discurso expositivo, as Galerias Diogo de Macedo reabriram com uma ambiciosa mostra da obra e coleção de Diogo de Macedo, artista e museólogo nascido em Vila Nova de Gaia e aluno de António Teixeira Lopes.
Obras da autoria de Diogo de Macedo, algumas das quais expostas pela primeira vez desde há muito tempo; obras de outros importantes artistas nacionais da mesma geração; bem como peças da coleção pessoal do escultor, podem agora ser apreciadas nas Galerias Diogo de Macedo.
A exposição integra o percurso de visita à Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, que passa, assim, a proporcionar uma perspetiva abrangente da arte portuguesa desde finais do século XIX a meados do século XX.
Nascido em Vila Nova de Gaia, em 1889, Diogo de Macedo foi ainda um prolífero autor de textos sobre arte moderna e contemporânea, um importante crítico de arte, comissário de exposições e museólogo. Aluno de António Teixeira Lopes na Academia de Belas Artes do Porto, foi também presença assídua na casa-ateliê do escultor, de quem era vizinho, valorizando essa experiência como muito relevante para a sua carreira de escultor. 
Diogo de Macedo foi autor de uma vasta produção de retratos, sendo que grande parte da sua obra são bustos das mais variadas personalidades.
Visitas acompanhadas e gratuitas, integradas no circuito normal de visita à Casa-Museu Teixeira Lopes, de terça-feira a domingo, às 9h15, 10h15, 11h15, 14h15, 15h15 e 16h15.
Mais informações através do tlf. 223 742 904 ou e-mail casamuseuteixeiralopes@cm-gaia.pt.