Os Serrenhos do Caldeirão
23 jan. 2026 | 21:30 - 24 jan. 2026 | 21:30
Vera Mantero apresenta no Auditório Municipal de Gaia o seu "Os Serrenhos do Caldeirão – exercícios em antropologia ficcional", uma obra de cruzamentos artísticos – dança, vídeo, som, palavra… com uma visão política e antropológica.
Nesta criação de 2012, Vera Mantero debruça-se sobre a desertificação e a desumanização da Serra do Caldeirão, no Algarve. O resultado é uma peça povoada de vozes que vêm de longe. Cruzando as suas próprias imagens vídeo com as recolhas em filme do antropólogo Michel Giacometti, Vera Mantero lança um forte olhar sobre as práticas de vida tradicionais e rurais, os conhecimentos das culturas orais de norte a sul do país, e também as de outros continentes – como os índios da América do Sul, referidos por Eduardo Viveiros de Castro – num retrato alargado sobre os povos que possuem uma sabedoria na ligação entre corpo e espírito, entre quotidiano e arte. Uma sabedoria que podemos (e devemos, para nosso bem) reativar. M/6.
Ficha artística
Concepção e interpretação: Vera Mantero; Desenho de luz: Hugo Coelho; Captura de imagens e elaboração de guião para o vídeo: Vera Mantero; Montagem vídeo: Hugo Coelho; Excertos vídeo da Filmografia Completa de Michel Giacometti: Salir (Serra do Caldeirão), Cava da Manta (Coimbra), Dornelas (Coimbra), Teixoso (Covilhã), Manhouce (Viseu), Córdova de S. Pedro Paus (Viseu) e Portimão (Algarve); Excertos de textos de Antonin Artaud, Eduardo Viveiros de Castro, Jacques Prévert e Vera Mantero; Residências Artísticas: Centro de Experimentação Artística - Lugar Comum/Fábrica da Pólvora de Barcarena/Câmara Municipal de Oeiras e DeVIR/CaPA/Faro; Co-produção: DeVIR/CaPA; Produção: O Rumo do Fumo; Agradecimento: Editora Tradisom; Duração aproximada: 70 minutos. Este projecto foi uma encomenda dos Encontros do DeVIR da DeVIR/CAPa.
Descrição em língua gestual.
Bilhetes à venda na Ticketline (online e postos de venda) e nas bilheteiras dos Teatros Municipais (AMG e CTEB).
Programa sujeito a eventuais alterações por motivos imprevistos.
Mais informações através do Tlf. 223 771 820 ou e-mail bilheteira.amg@cm-gaia.pt.