Três artistas. Um encontro. Teixeira Lopes. Abel Salazar. Diogo de Macedo

  24 set. 2025 | 18:30 - 21 dez. 2025 | 17:30
  Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo


Exposição

 

A Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia, vai ser ponto de encontro de três nomes maiores das artes e da cultura portuguesas.
"Três artistas. Um encontro. Teixeira Lopes. Abel Salazar. Diogo de Macedo" dá título a uma exposição inédita, com curadoria da Universidade do Porto, e que pretende explorar o processo artístico, ou seja, o caminho ou caminhos trilhados por Teixeira Lopes (1866 – 1942), Abel Salazar (1889 – 1946) e Diogo de Macedo (1889 – 1959), através de um encontro entre os percursos e as obras dos três artistas, alumni da U.Porto, que marcaram profundamente a sociedade da sua época, impulsionando a cultura portuguesa para a modernidade.

Da Casa-Museu Abel Salazar viajaram para Vila Nova de Gaia quadros a óleo, desenhos, gravuras, cadernos, reproduções de fotografias, mobiliário, peças em cobre martelado, esculturas em barro e em bronze, caixas de ferramentas, objetos pessoais, entre outros. No total, a mostra inclui 100 peças de autoria do médico, professor universitário, escritor e investigador que, mesmo não usufruindo de educação artística, aprendeu a pintar pela experimentação e pela observação dos grandes mestres, nomeadamente do Barroco, do Impressionismo e do Naturalismo. Ao longo da vida, Abel Salazar (1889-1946) foi conjugando com a docência, a intervenção política e cívica e a medicina, também a teoria e a prática artísticas.

Aluno do mestre Soares dos Reis, Teixeira Lopes (1866-1942) trabalhou, maioritariamente, o barro, o mármore e o bronze. Explorou temas religiosos, como é o caso da representação da Rainha Santa Isabel (na Igreja de Santa Clara-a-Nova), ou da Senhora de Fátima (no Hospital de Fátima), mas não só. Também se dedicou à escultura monumental, nomeadamente nas homenagens a Soares dos Reis (Vila Nova de Gaia) e a Eça de Queirós (no Largo Barão de Quintela, em Lisboa), assim como à criação de bustos e estátuas que dedicou a nomes como Teófilo Braga (em bronze na Câmara Municipal de Lisboa e em mármore na Casa-Museu Teixeira Lopes, em Gaia), Ramalho Ortigão (no Museu Nacional de Soares dos Reis) e Augusto Rosa (no Museu do Chiado).

Com Diogo de Macedo (1889-1959), discípulo de Teixeira Lopes, encontramo-nos perante o escultor, crítico, historiador de arte e museólogo que trocou a prática pela investigação e pela escrita. Integrou a primeira geração de artistas modernistas, escreveu sobre arte moderna e contemporânea e foi ainda ilustrador de várias publicações. Assumiu, em 1944, a direção do Museu Nacional de Arte Contemporânea (atual Museu do Chiado), cargo que manteve até ao fim da vida.

Os três artistas encontram-se, então, nas Galerias Diogo de Macedo (...). A Casa-Museu Teixeira Lopes foi inaugurada em 1933, resultado da doação da casa ateliê do escultor ao município de Vila Nova de Gaia. Ao edifício foram anexadas, em 1975, as Galerias Diogo de Macedo, de forma a albergar grande parte da coleção deste outro escultor, entretanto doada à autarquia de Gaia. A Casa-Museu Abel Salazar ocupa o edifício onde o médico e artista viveu, tendo como missão pesquisar, conservar, interpretar e expor o respetivo legado, contribuindo para o seu estudo e divulgação.
Para além de serem alumni da U.Porto, outra característica comum no percurso dos três artistas é o facto de terem vivido na capital francesa. De que forma esta experiência terá deixado um cunho artístico? É ir a Gaia, para ficar a conhecer.

Anabela Santos, Assessora de Comunicação, Reitoria, Universidade do Porto / C.M.G.

Consulte AQUI a programação paralela à exposição.

A exposição ficará patente ao público no espaço de exposições temporárias das Galerias Diogo de Macedo até 21 de dezembro, às 17h30.
As visitas à exposição são integradas no circuito normal de visita à Casa-Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, de terça-feira a domingo, às 9h30, 10h15, 11h00, 11h45, 14h30, 15h15, 16h00 e 16h45.
Visitas orientadas à exposição, com a Drª Susana Pacheco Barros, todas as quartas feiras, às 15h00, com marcação prévia para o e-mail casamuseuteixeiralopes@cm-gaia.pt, até ao dia anterior à visita.

Mais informações através do tlf. 223 742 904 ou e-mail casamuseuteixeiralopes@cm-gaia.pt.

Partilhar

Usamos cookies para melhorar a sua experiência. Saiba mais na nossa Política de Cookies.